sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre o pão nosso de cada dia

Então que sábado era dia dos namorados e eu e o Gui não só não comemoramos o dia dos namorados como temos horror à data. E tanto que, ao nos lembrarmos do tal dia, decidimos que era um ótimo dia para ficar em casa.
Assim, nos permitimos um cineminha de fim de tarde, voltando caminhando pela Paulista e uma passada estratégica no supermercado para garantir um jantar em casa, a fim de evitar qualquer tentativa de se alimentar (e se estressar absurdos) em restaurantes na fatídica data.
Ok, até então os planos estavam indo super bem.
Mas com o friozinho, achamos que o jantarzinho ideal seria fazermos uma fondue.
Nós e todas as pessoas de São Paulo que decidiram evitar os restaurantes no dia dos namorados... foi o que descobrimos.
Vão vendo.

Ok, passadinha no Pão de Açúcar, encontramos quase tudo o que precisávamos para nossa fondue. Até mesmo estopa que não tínhamos em casa (alguém compra estopa???? Pois até mesmo estopa compramos no supermercado). Só não encontramos um certo item essencial a uma fondue de queijo à brasileira: o pão italiano.
E ainda que o Gui tenha se desanimado um pouquinho diante da ausência, eu fui super incentivadora "Amor, a gente passa na padaria, vai...".
Ok. Saímos do supermercado e fomos à padaria. Não tinha pão italiano.
Teria novamente às duas da manhã. Ok, obrigada, estávamos pensando em jantar um pouco antes disso.
Seguimos.
Mais uma padaria no caminho. Sem pão italiano.
Ok. Vamos até aquela lá, do outro lado, Gui?
Vamos. Mas vamos deixar as compras em casa e pegar o carro, vai.
Imagina, é aqui do lado...
Mas e se não tiver lá também???
Ok, compras em casa e carro.
Próxima padaria: fechada.
Vixe, que joça. Ainda bem que pegamos o carro, né?
Na Gêmel!, vamos na Gêmel, lá vai ter!
Gêmel, fechada.
Cacete, será que é impossível comprar pão italiano por aqui???
Galeria dos Pães?
Nem a pau, tá longe.
Vamos na St. Etienne! Ótima ideia.
Opa, para aqui nesta padaria que está aberta.
Moço, tem pão italiano?
E o português? E uma baguetinha?
Ok, volta desolada para o carro.
Na St. Etienne vai ter, certeza.
Tem? Não. Baguette? Não. Português? Tem um.
Ok, um, assim será.
Mas não vamos nos dar por vencidos assim tão fácil.
Tem o Pão de Açúcar da Brigadeiro!
Ok. Tem? Não, nadinha de pão nenhum. Moça, agora só amanhã.

Aí, eu já estava um pouco desolada, né?
Mas pelo menos tinha algo que me consolava que era o fato de termos comprado linguiça. É, sim, linguiça. Porque eu convenci o Gui que fondue de queijo ficava ótima com linguiça (quer dizer, não convenci, mas comprei mesmo assim. E ele já estava era feliz porque tínhamos linguiça àquela altura do championship).
Mas o Gui ainda dá mais uma sugestão. O Extra Brigadeiro.
Ah, Gui, será? Aquele lugar é péssimo.
Mas ele me convence com um argumento de gostos de classes sociais distintas e da possibilidade de ter restado pão italiano num supermercado popular como o Extra.
Ok, a caminho do Extra, ligo para a minha mãe para consultar sobre a fondue de chocolate. Meu pai atende e eu conto pra ele que estávamos à caça de pão italiano. E ele morre de rir do outro lado da linha. Ele já tinha passado pelo mesmo problema naquele dia. Ficou com a incumbência de comprar pão italiano para o queijos e frios dele e da minha mãe no dia dos namorados (o horror à data é de família, gente) e tinha fracassado na empreitada de comprar pão italiano na Lapa.
Ok.
Minha mãe na linha.
"Mãe, não existe pão italiano no nosso bairro!!".
"Filha, não vem pra Lapa que aqui também não tem".
Ok, Extra e mãe ao telefone.
"Mãe, a padaria está cheia, há uma esperança".
Mas nada de pão italiano por ali.
"Ok, mãe, nada. Vou desligar pra perguntar pro padeiro" (que tava lá dentro fazendo pão).
"Desligar nada, quero saber se você vai conseguir".
"Moço, tem pão italiano?"
"Ih, moça, só amanhã."
Gargalhadas do outro lado da linha.
...mãe sádica...
Procuro português, nada. Baguette, nada.
"Mãe, cacete, e agora? Vou fazer fondue com pão de forma e linguiça???" (ainda bem que tinha linguiça).
Vejo uma solitária ciabatta. "Mãe, você acha que funciona com ciabatta?"
"Isso filha, fantástico. Vai nos congelados e compra ciabatta e baguette (aliás, os franceses comem fondue com baguette, não?), vai ficar ótimo" (minha mãe e a arte da improvisação no quesito gastronomia).

E assim foi o dia dos namorados para mim e pro Gui.
Peregrinação por supermercados e padarias e fondue com um único pão português e ciabatta e baguette (des)congeladas.
Mas a verdade é que ficou bem uma delícia nossa fondue de queijo com linguiça e pães alternativos.
E verdade também que a gente se divertiu horrores com a situação.

E nessas horas que você tem certeza que bom humor é super essencial entre namorados, né não?

2 comentários:

  1. Ae me desculpa a invasão entrei no google coloquei "fondue alternativos" e advinha cai na sua pagina, adorei sua historia, ri horrores sozinha, quer saber acho q é mais mais q o bom humor tem a questão do amor, pra q se stressar se td fica divertido.
    Adorei a dica do Fondue com linguiça e quer saber eu mesma faço aqui com baguete e salame ja experimentou? fantastico e com ebicem de camarão? nossa ta parecendo papo de gravida neh, rs mas o fato é q mais bacana de td é saber improvisar é se divertir com o improviso e criar coisas novas a partir dê.
    Olha adorei sua pagina e pode acreditar vou virar sua seguidora para ler a saber mais de suas loucas aventuras.
    Parabens pelo espaço.

    ResponderExcluir