domingo, 10 de maio de 2009

Sobre a distância n. 2

A vida tem dessas coisas.
Temos mesmo que aprender a lidar com a distância.


É assim.
O jeito que desenhamos nossas vidas vai nos levando pra um lado ou pra outro.
Algumas vezes para uns tantos quilômetros de distância de onde está uma parte importante de nós, nossos amigos.
Outras vezes, a distância nem é tanta, os quilômetros podem ser vencidos com uma hora e pouco e alguns reais que pagam a passagem de avião, mas a presença e a constância dos finais de semana ficam um tanto prejudicadas.

Esse último é o caso do Manu. Que foi embora pra Brasília no fim do ano passado e que faz uma falta danada no dia-a-dia da babilônia paulistana. E um vai sempre pra terra do outro e a gente não consegue casar as agendas para um encontro qualificado de jeito nenhum.

Já quem foi embora pra uma distância de mais horas e mais reais foi a Andi.
Hoje de manhã, ela embarcou mais uma vez para os Andes, pra encarar a neve da cordilheira e contribuir para o futuro econômico da América Latina e Caribe.

E eu, por aqui, na manhã de domingo aos prantos pela saudade que vou sentir.
Porque ontem eu passei o dia com ela e eu fui super forte. E enquanto ela chorava, eu dizia que sabia que ela estava fazendo a coisa certa, a melhor escolha, a decisão profissional que mais combina com ela e tudo isso e mais um monte de coisa que é a mais pura verdade mas que dói admitir.
Porque a coisa certa, a melhor escolha, a decisão profissional que mais combina com ela, a levam para muitos quilômetros de distância da minha casa. Justo agora que a gente morava do ladinho!

Mas o que me consola é que eu já fui embora uma vez e a Andi já foi outras duas e nossa amizade nunca ficou nem um pouquinho menor apesar da distância.
Aliás, a amizade só cresceu e cresceu.
E ela foi me visitar e viajar junto e eu fui visitá-la e viajar junto e eu voltei e ela voltou.
E no tempo passado longe, nós ficamos presentes na vida uma da outra por email ou por skype, dividindo as conquistas, os aprendizados, as viagens, as fotos e as pataquadas das confusões internacionais nas quais nos metemos invariavelmente.

E agora eu tenho que dizer que uma das pessoas mais queridas da minha vida mora lááááá em Santiago, no Chile.

Andi, te quiero un montón.


Pra iluminar o blog, só de textos, deixo um registro das andâncias pelo Chile, em março de 2008.

2 comentários:

  1. ah que fofas!

    é muito bonita essa amizade com força e com vontade. raro hoje em dia, mas tão gratificante, né?

    daí quando você tem uma, a vida fica mais leve. e eu tenho ouvindo que a vida deve ser leve. e eu to querendo acreditar.

    boa sorte pra déia.

    beijos marina

    ResponderExcluir
  2. Mariiinee
    flor do meu jardim, sol do meu girassol...daqui dos Andes te mando um beijo imenso e boas energias para enfrentar a semana de trabalho árduo! muchas gracias pela mensagem, mi amor. você sabe que mora no meu coração e que estará comigo, sempre. saudades, já!

    ResponderExcluir