sábado, 22 de agosto de 2009

Sobre política e apolíticos

No último domingo, meu pai veio aqui em casa e comentou que o Estadão tinha noticiado que o Sarney tinha uns apartamentos num prédio na minha rua. E ele fala isso e vai olhar a janela: e é esse prédio bem aqui em frente ao meu.
Desde então, a Ester, o Bruno e outros amigos estão na campanha para colocarmos uma faixa aqui na janela, com um Fora Sarney.


Ainda não colocamos a faixa.
Agora há pouco, estou aqui em casa estudando e começo a ouvir apitos e gritos em frente ao prédio. É um ato, com umas cem pessoas (segundo a minha contagem), pedindo o Fora Sarney.
Não desci pro ato, mas fotografei.
E estava curtindo olhar tudo daqui de cima:
"ão, ão, ão, fora bigodão!"
"este aaaato não é secretoooo"
"este apartamento é nossoooo"
E por aí vai, com direito a caras pintadas e hino nacional.

E eu fiquei pensando se não ia pedir para eles me emprestarem uma faixa pra deixar aqui pendurada na janela até a próxima semana quando eles prometem voltar.
Então chega a hora do discurso. Eu estava tentando entender quem eram aquelas pessoas, até que o cara no alto-falante diz todo orgulhoso que ali não tinha partido político.
Broxei na hora.
Eu tenho mesmo preguiça da galera que se orgulha de não ser da política.
Pre-gui-ça.
Ótimo, então, se a galera que está num ato pela moralidade na política, pedindo a cabeça do presidente do Senado, tem desprezo pela política, eu fico me perguntando que raios de transformação política essa gente espera?
Sério mesmo.
Será que eles querem mudar os rumos da política nacional via ONGs?
Por favor, né!
Partidos políticos têm vários por aí. Para todos os gostos. Se nenhum te contentar, você pode sempre tentar fundar um novo.
Agora se orgulhar de não fazer política?!?!
Não dá.

Tá descontente, tome os rumos do processo. Ativamente.
Entre pra política ou pelo menos saiba em quem você vota, acompanhe o mandato de seu vereador, deputado, senador, participe de audiências públicas, tenha uma causa.
Agora, só vir aqui fazer um ato apolítico pela moralidade na política não resolve nada.
Se for um começo, beleza.
Se for tudo o que você vai fazer, pode ficar mandando correntes pela internet que você vai transformar mais o mundo.

E fora Sarney!

As fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário