terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sobre a época do Natal

Eu já fui mais bem humorada com o Natal.

(do site http://www.ordinarycomics.com/december2008/5december2008.htm, enviado pela Ester, que, não sei porquê!, achou a minha cara)

Mas viver em São Paulo nesta época do ano está se tornando impossível. Impossível!

Ontem, numa segunda-feira, às onze da noite!, eu fiquei um tempão para conseguir atravessar a Paulista da Brigadeiro à Consolação porque todos os carros estavam a 2 km por hora apreciando as decorações natalinas dos prédios da avenida. Agora tem até projeção de um desenhinho animado cheio de Papais Noel.
E mal humorada, no trânsito, eu fiquei pensando que pelo menos a decoração da Paulista não é a pior do mundo. Tem algum senso estético (?!). Também, com os milhares de reais gastos para colocar luzinhas, bolas vermelhas, douradas, prateadas, papais noel, mamães noel, ursinhos, trenzinhos, pinheiros, projeções de desenho animado, etc., deve sobrar algo para contratar um decorador, né?
Agora, triste mesmo, e de chorar ou de xingar!, é a decoração de Natal da casa das pessoas, especialmente o que se pendura nas janelas dos prédios.
Como alguém pode achar razoável pendurar um papai noel na sua sacada?!?! E uns laços vermelhos gigantescos?!?!
Por que raios as pessoas não testam as luzinhas antes de pendurá-las???
E por que ao pendurá-las, elas não deixam uma linha reta, contornando a janela, simplesmente? Por que elas tentam fazer desenhos que são indecifráveis???
Não existe nada pior do que aquele fio de luzinhas penduradas, uma parte piscando, a outra parte toda acesa, outra parte toda apagada, pendurados numa espécie de desenho que dá a impressão de que o sujeito ficou com preguiça de desembaraçar o fio e deixou por isso mesmo. E se forem coloridas então, é uma tragédia. E as que tocam musiquinha são um verdadeiro atentado ao convívio harmônico entre os habitantes da cidade.
Você fica na sua casa e uma luz intermitente vinda diretamente da sacada do prédio ao lado, fica iluminando a parede da frente, acende, apaga, sem nenhuma regularidade, e ainda toca uma musiquinha de fundo. Insuportável.
Aí, eu me pergunto, o sujeito que é dono do apartamento não fica em casa?!?! Como ele pode agüentar isso, meudeus???
Mas eu sei a resposta, ele está na Paulista.

Não dá, gente! Quer pendurar luzinha de Natal (você não deveria, pense no quanto de energia é desperdiçada com as luzinhas!), mas quer, então, pelamor!, pendure luzinhas brancas, que não piscam, que não toquem musiquinhas, e certifiquem-se de que todas elas estão funcionando corretamente.
O bom gosto agradece.

4 comentários:

  1. olha marina,
    depois da criação do meu blog eu percebi que a palavra escrita é mesmo a melhor forma de desabafar. embora as vezes, erroniamente, eu opte pela palavra falada. e aí logo me arrependo.

    de qualquer forma, é uma terapia. portanto, boa sorte na sua nova fase de terapia.

    beijo
    gio

    ResponderExcluir
  2. vc já viu o próprio lugar onde vc mora?? vamos pensar q natal é uma preparação para o Carnaval, pois existem lugares que beiram a carros alegóricos!!
    BOM GOSTO É TUDO AMIGA, principalmente quando o tradicionalismo impera como no natal.
    BJOCAS E ADOREI SEUS COMENTÁRIOS... quase um stand up.. unica diferença é q nao é ao vivo e acredito que vc estava sentada qdo escreveu hauahuaha
    bjocas
    Carla =)

    ResponderExcluir
  3. Má! Ainda bem que o natal acabou! E dia 6 é o dia oficial de tirar os enfeites de natal! Que venha o carnaval, no qual os exageros são autênticos!
    Beijos,
    Ester.

    ResponderExcluir