segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sobre o avesso do avesso do avesso do avesso

E é segunda-feira, e depois de celebrar de uma forma beeeem paulistana (com show no Sesc seguido de pizza nas melhores companhias) o aniversário de São Paulo no domingo, eu chego para trabalhar no centro.

Por razões econômicas - e afetivas - meu carro fica estacionado na SanFran, então o trajeto até a nova casa, o Pátio do Colégio, é feito caminhando.

Não, não, eu não quero vender ouro, "obrigada", nem fazer uma avaliação gratuita das minhas jóias, "obrigada", também não quero o papel da Ótica, ótica, ótica, "obrigada", e nem busco emprego, "obrigada, homem-placa".
Mas que DE-LÍ-CIA ouvir tudo isso de novo a caminho do trabalho!

Os caras todos devem ter me achado uma doida, recusando, com a cara mais feliz do mundo, todos os papéizinhos que me ofereciam pelo caminho. Doida, ou turista, vai saber.

Mas independente das impressões que fui deixando, a verdade é que fiquei com o melhor humor do mundo de caminhar por ali, passando pelo Largo, pela José Bonifácio, pela XV de Novembro, pela São Bento, pela Praça da Sé.
E eu até convenci a galera a ir almoçar no Asia House - "arigatô, sei lá o que" (alguém sabe o que aquele trocinho diz?) -, na Rua da Glória, para comemorar a volta ao centro.
E decidi que vou fazer um caminho diferente por dia, só pra aproveitar o centro ainda mais.

Porque o centro de São Paulo é um dos meus lugares preferidos no mundo!

No centro, a poesia concreta das esquinas é ainda mais dura.
E as meninas são ainda mais discretamente (ou nem tanto) deselegantes.
E os edifícios são mais bonitos e dão a impressão de que existe alguma harmonia arquitetônica por aqui.
E a desiguldade da nossa metrópole fica estampada bem na nossa cara.
E tem todo o charme de estar no centro de tudo.
Porque o centro é a essência babilônica da metrópole que é o avesso do avesso do avesso do avesso.
E eu tô de volta ao centro! Iupie!!!

E pra comemorar a volta ao centro, o aniversário de São Paulo e fazer propaganda de um fotógrafo que eu super admiro e super recomendo e que, numa dessas casualidades da vida, vem a ser meu irmão:

Pedro Menezes - Fim de expediente, 2007, da série "Cidade Luz" - fotografia digital


3 comentários:

  1. Pedro! UAU! Que foto linda!!!!!!!! Entre o enorme dourado, o chão de cobre, o azul cobalto do céu, dois círculos brancos e brilhantes. E o sol no fundo querendo competir com eles.

    ResponderExcluir
  2. bom, do fotógrafo eu também sou fã.

    mas o fato é que não sabia que você já tava no centrão. olha, eu imagino o quanto deve ser legal, por apesar de todas as propagandas incansáveis deve ser lindo trabalhar com todos esses pontos ao lado, eu digo isso pq como uma interiorana realmente acharia o máximo - pelo menos nos primeiros 3 meses.

    mas só penso em uma coisa: e quando chover? a caminhada fica mais chata, não?

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Marinovsky, "arigato gozai masu", quer dizer muito obrigado, ou no caso, muito obrigada pq no asia house é sempre a mesma dupla de japinhas. :-)
    Beijos, Manu

    ResponderExcluir